Voltar à Página Inicial

 

Seja Bem-Vindo!

 

Aqui pode encontrar várias informações e actividades desta Igreja.
Queremos convidá-lo a conhecer-nos melhor. Se tiver alguma dúvida não hesite em contactar-nos!

 


 

publicado por ieba | Terça-feira, 05 Fevereiro , 2008, 18:35
Alguns séculos de história marcam a influência dos baptistas na sociedade. A sua autoridade, como cristãos e como igrejas cristãs, está, em especial, no facto de que as suas doutrinas hoje mantêm o mesmo credo das Igrejas do Novo Testamento.

Embora não descendam directamente de nenhum reformador protestante do século XVI, os baptistas não recusam a sua ligação aos anabaptistas e assumem no seu corpo de convicções e doutrinas a maioria das convicções dos anabaptistas contemporâneos de Lutero, Zwinglio e Calvino, a par de quem trabalharam pela Reforma da Igreja Cristã. A primeira Igreja Baptista organizada na Europa surge no ano de 1609 e tal aconteceu na cidade de Amesterdão na Holanda, onde um grupo de cristãos ingleses, convictos de que o baptismo era por imersão e para pessoas que professassem a fé em Jesus Cristo, ali se refugiara fugindo à intolerância religiosa e perseguição de que foram alvo em Inglaterra.

 
 

Infelizmente a Contra Reforma e a Inquisição, promovidas pela Igreja Católica Apostólica Romana, não permitiram que as convicções e ensinos dos cristãos baptistas chegassem logo a Portugal. Assim, a presença dos evangélicos baptistas em território nacional só vem acontecer na década de oitenta do século XIX, por meio de cidadãos britânicos estabelecidos na cidade do Porto. Naqueles tempos destacou-se o baptista inglês Joseph Jones, filho de um comerciante também inglês estabelecido no Porto, que em 1888 estabeleceu a primeira congregação baptista em Portugal. Em 1908, é também graças a Joseph Jones e à sua congregação, aos quais se juntaram outros baptistas portugueses e estrangeiros vindos do Brasil e dos Estados Unidos, que se estabelece a primeira Igreja Baptista Portuguesa, na cidade do Porto, ainda hoje existente e também conhecida como “Tabernáculo Baptista”, sendo isso uma referência histórica ao “London Baptist Tabernacle” onde Joseph Jones fora baptizado por imersão pelo irmão do grande pregador baptista Charles H. Spurgeon.

Hoje, as Igrejas Baptistas em Portugal estão espalhadas por todo o País, incluindo as regiões autónomas. Ao Algarve, os cristãos evangélicos baptistas chegaram no final de 1960, com o casal missionário, Pastor Luís Valério e Dona Rute Valério.

 
 

Nesse mesmo ano começaram a realizar-se cultos numa casa particular em Alfandanga. No final de 1962 arrendaram uma casa no cruzamento desta localidade, onde mais tarde, em 30 de Abril de 1967, foi organizada a Igreja Evangélica Baptista de Alfandanga.

 
 

No final de 1967 adquiriram o actual terreno e o culto de dedicação do seu Templo foi a 9 de Abril de 1978.

 
 

A Igreja teve, ao longo destes anos os seguintes pastores:

 
 

1967 - Pastor Luís José Valério (fundador)

 

1982 - Pastor Virgílio Almério Valente Barros

 

1985 - Pastor Sérgio Rui Felizardo Gomes

 

1987 - Pastor Henry Allen Youngbar

 

1990 - Pastor James Thomas Kirk

 

1994 - Pastor Donald Ray MacCain

 

1998 - Pastor Jaime Pedro Guedes Fernandes

 
 

 

A Igreja Evangélica Baptista de Alfandanga é uma família cristã. A sua missão é adorar a Deus, ensinar a Sua Palavra e comunicar Jesus Cristo, o único que pode perdoar, dar a salvação e uma vida de qualidade.

Somos uma família cristã. A nossa missão é adorar a Deus, ensinar a Sua Palavra e comunicar Jesus Cristo, o único que pode perdoar, dar a salvação e uma vida de qualidade! 

Versículo do Dia
pesquisar neste blog